A importância do Fundo de Reserva

É comum condôminos acreditarem que não é necessário o fundo de reserva. Mais grave ainda é saber que algumas administradoras não orientam corretamente sobre a importância da instituição e investimento mensal desse serviço.

Como indivíduos temos nossa renda mensal e em alguns casos podemos destinar parte dessa renda para uma poupança. Esse valor pode ser usado se necessário num conserto extraordinário na casa ou automóvel, adoecimentos e outros. E caso não haja poupança é possível utilizar o cartão de crédito para parcelar o custo, linhas de crédito bancário e outros.

Para condomínios não é muito comum a liberação de cartão de crédito, uma vez que é difícil comprovar faturamento mensal e lucro e também não é aconselhável. Além disso, linhas de crédito para condomínios são caras e devem ser aprovadas por assembleia.

Nesse ponto é que reside a importância de uma poupança mensal. Defendemos ainda que esse valor só deve ser utilizado para casos emergenciais e se possível, após a utilização, prever uma restituição dos valores gastos.

Quando o montante arrecadado for considerável, o condomínio pode optar por utilizar parte para alguma reforma ou investimento, sem necessariamente restituir o valor, mas sempre deixando uma reserva.

Não é possível prever o futuro e precisamos ter em mente que o empreendimento do condomínio, com o tempo precisará de freqüentes e maiores manutenções.

Para condomínios com funcionários e elevadores orientamos inclusive a instituição de fundos específicos, pois existe risco de ações trabalhistas, acidentes de trabalho e no caso de elevadores, com o passar dos anos, o custo de reparos é exorbitante.

O mais importante é não ter um pensamento imediatista. Às vezes adquirimos um imóvel e quando paramos para avaliar se passaram 10 anos. Imagine se nesse período cada condômino tivesse poupado R$ 10,00 a mais por mês, quantos investimentos poderiam ser realizados?

Em relação ao fundo de reserva, vale a máxima “é melhor prevenir do que remediar”. Dessa forma, o condomínio deve poupar mensalmente valor para evitar cobranças mais caras no futuro.